Haha no hi (Dia das mães)

Atualizado: 4 de mai.

Estamos nos aproximando de uma das datas mais especiais do ano; o dia em que agradecemos, homenageamos e, claro, presenteamos às nossas okāsans (mães). E se você - admirador da cultura nipônica - não faz ideia de como esse dia é celebrado no Japão, aqui no blog da Daiso Brasil, você vai conhecer a história, curiosidades e dicas sobre o Haha No Hi, o Dia das Mães japonês.


Mãe e filha no Dia das Mães japonês
Comemore o Haha No Hi com a Daiso

História


Assim como no Brasil e na maior parte dos países ocidentais, o Japão também comemora esta data no segundo domingo de Maio. Mas nem sempre foi assim. Em 1931, a União Imperial da Mulher oficializou o Haha No Hi no dia 6 de Março - data do aniversário da Imperatriz Kōjun (mãe do imperador emérito, Akihito) - e assim ficou instituído, ainda que sem grande aderência por parte da população japonesa.


Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão acabou se afastando dos costumes e práticas ocidentais, mas - após este período - voltou a celebrar o Dia das Mães e oficializou a data seguindo o calendário ocidental - o que perdura até os dias de hoje.



Costumes


Após sua retomada, o Haha No Hi foi muito bem recebido e, atualmente, é um evento vastamente celebrado pela cultura japonesa contemporânea.

As famílias costumam se reunir para celebrar em parques, restaurantes ou em casa; onde também é comum que os filhos preparem algo especial para suas mães como forma de apreço e carinho.

Mas a comemoração não para na mesa de jantar! No Japão a tradição de presentear a quem se ama também é muito popular. Flores - e, dentre elas, sobretudo os cravos vermelhos - são comumente oferecidas às mães como símbolo de amor e gratidão.

Lenços, cachecóis, bolsas e jóias também fazem parte do catálogo de presentes mais usual. Além disso, as crianças costumam pôr as mãos à obra e criar seus próprios presentes, como desenhos, retratos e criações artesanais.



A cultura oriental japonesa traz em sua tradição, valores muito belos e importantes para que possamos entender o propósito do Dia das Mães; como o respeito, a gratidão e a reverência às gerações ancestrais - e sobretudo como demonstrar esses princípios através de gestos simbólicos e práticos. E o papel da Daiso nessa história é te ajudar a ressignificar nossos produtos, transformando-os em momentos grandiosos a serem compartilhados com todos aqueles que amamos.


Feliz Dia das Mães!

Ou melhor, Haha No Hi Omedetou! (母の日おめでとう 。)


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo